top of page

BACAMARTE - "Depois do Fim" - 1983


Chega de folia, por enquanto.

Uma obra instigante e altamente alucinante, pura lisergia sonora, para ouvidos muito exigentes. Esse álbum é genial! Nada deixa a desejar à obras de grandes nomes como Genesis, Gentle Giant, Jethro Tull, Renaissance ou Yes.

Sim! Nós temos Rock! E está perdido, talvez no porão de algum afortunado que ainda tenha o vinil guardado ou em um dos "sebos" especializados na venda de álbuns antigos e raros.

"Depois do Fim" do grupo Bacamarte é sem dúvidas a maior obra do Rock Progressivo brasileiro.

Grupo que tinha em seus vocais ninguém menos que Jane Duboc, cantora conhecida posteriormente por temas românticos, mas que fica bem claro neste trabalho maravilhoso que corria Rock nas veias da moça, que abusa de sua privilegiada extensão vocal.

Tecnicamente? Impecável! Harmonias complexas, tempos que não diria nem que são "quebrados", mas sim "dilacerados" e no melhor sentido da palavra. As variações de tempo são avassaladoras. Passagens rápidas, solos bem elaborados, uma cozinha formada por um baixo, percussão e uma bateria que mantém a base perfeita para uma

guitarra vigorosa, flautas com um ar medieval, violões eruditos, acordeons, sim! Acordeons no limite da perfeição e teclados maravilhosos que nos conduzem a um universo desconhecido, tal qual como se estivesse perdido no espaço sendo sugado por um buraco negro e se permitindo ser levado pela sonoridade impecável que

esses caras conseguiram extrair de seus instrumentos.

Tudo que podia ser explorado de maneira genial, foi feito! É um álbum daqueles de fritar o cérebro, viciante, alucinógeno. Eu não me atrevo a dissecar faixa por faixa; pois uma se interliga a outra de maneira tão coesa que eu precisaria de um único e longo parágrafo para detalhar cada intervenção, de cada instrumento na perfeita harmonia com o vocal e o conceito de tempo espaço.

Loucura? Não! Loucura é esse álbum não estar até hoje nas prateleiras e tantos fãs de Rock Progressivo que são fãs fervorosos ouvintes do que foi feito lá fora, ainda não conhecer esse trabalho 100% tupiniquim e gravado de maneira independente.

Ouça, ouça, ouça, ouça... E se por ventura você sentir que este álbum não para mais de ecoar na sua mente, aí sim! Pronto! Acho que a missão dos caras foi cumprida, todo o virtuosismo do trabalho alcançou o seu objetivo".

Faixas:

1 - "UFO" (Mario Neto)

2 - "Smog Alado" (Mario Neto)

3 - "Miragem" (Mario Neto)

4 - "Pássaro De Luz" (Mario Neto)

5 - "Caño" (Marcus Moura)

6 - "Último Entardecer" (Mario Neto, Sergio Villarim)

7 - "Controvérsia" (Delto Simas, Marco Veríssimo)

8 - "Depois do Fim" (Mario Neto)

9 - "Mirante das Estrelas" (Mario Neto)

Bacamarte é formado por:

Jane Duboc - Voz

Marcus Moura - Flauta, Acordeon

Mario Neto - Violão e Guitarra

Mr. Paul - Percussão

Delto Simas - Baixo

Marco Verissimo - Bateria

Sergio Villarim - Teclados


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page