top of page

Itamar Assumpção - Beleléu, Leléu, Eu - 1980


Voltando aos serviços.


Pensei bem, pensei muito por onde recomeçar esse trabalho que me enche de alegria, partilhar maravilhas da nossa música que por muitos não são conhecidas, e cheguei a conclusão que inicar de maneira "maldita" seria maravilhoso.


Maldito! Itamar Asssumpção era um dos artistas ligados a esse "clã" que conta com nomes como Sérgio Sampaio, Jards Macalé, Jorge Mautner... Se isso é maldição, que caiam todas sobre mim, pois todos esses caras são, ou eram, músicos maravilhosos, que nos presenteram com obras ímpares e que merecem ser escutados com atenção.


Mas malditos? É como foram batizados por alguns, eu diria que se tratam de artistas com tamanha personalidade para terem saído da casa do óbvio e assim sem a mínima preocupação com o comercial e o "esteticamente correto", foram responsáveis por obras inovadoras e hoje são aclamados por muitos, pena que em sua maioria não estão mais entre nós para gozar de todo esse status "cult", como hoje é o caso de "Beleléu", como também era conhecido esse negão de responsa e muita música na veia.


Se vamos falar sobre Itamar, comecemos do começo; com seu primeiro e genial álbum, do ano de 1980, "Beleléu, Leléu, Eu"; que é genial! Genial é a palavra que define essa obra, um dos marcos da vanguarda musical paulistana, onde se pode notar uma série de influências, total descompromisso com o que se era feito na época e muita, mas muita identidade.


Beleléu era diferente, fato! A começar pelo nome da banda que durante muito tempo o acompanhou (inclusive neste álbum), batizada de "Isca de Polícia", formada por renomados músicos do cenário paulistano e que se mantiveram na ativa, mesmo após a morte de Itamar.


Mas vamos lá! Vamos ao álbum! Eu diria que só ouvindo para entender, mas seria tamanho erro fazer essa afirmativa, já que foi um álbum feito justamente para não ser entendido. A cada audição, a concepção que se tem dessa obra maravilhosa da nossa música é diferente, faça o teste. Eu mesmo já ouvi centenas de vezes e sempre me surpreendo com algo, seja com a temática das letras, os arranjos, a ousadia, a quantidade de gêneros musicais sintetizados em um só trabalho, os vocalizes da banda em perfeita sintonia com a voz atípica do cantor; sei lá, bicho! Tanta coisa que só ouvindo, ouvindo e muito.


Esse álbum é daqueles que ninguém devia morrer sem ouvir.


Normalmente costumo fazer uma análise técnica sobre todas (ou quase todas as músicas dos álbuns aqui publicados), mas dessa vez será diferente e juro que não é por preguiça, simplesmente seria um pecado mortal (para os mais ortodoxos) tentar definir ou rotular a obra de Itamar, em especial se tratando desse emblemático trabalho.


Deixo a curiosidade pairando sobre o ar, justamente para que você não deixe de ouvir, pois certamente não haverá arrependimentos, mas já deixo avisado que a audição desse álbum pode gerar uma grande quantidade de emoções e reações, como por exemplo:


- Sim! Você pode se perguntar como não conhecia essa obra e por isso ver que passou anos de sua vida sem antes ter escutado esse trabalho


- Pode ser que você fique boquiaberto e faça questão de ouvir sequencialmente e deixar que toda a loucura desse bendito maldito te domine e harmonias fiquem ecoando em sua cabeça como um mantra


- Você, instrumentista! Se liga no que essa galera aprontou e faça como eu, se pergunte de onde veio inspiração para essa miscelânea sonora maravilhosa.


- Você pode achar estranho, mas ainda assim certamente vai querer ouvir de novo, pois o grande barato do álbum é ser fora da ordem, fora do contexto, fora dos padrões; mas dentro, 100% dentro do que pode ser enquadrado como uma prova de que Itamar era genial, muita coisa...


- Ou simplesmente soltar um "PORRA!", daqueles que são um mix de espanto,

alegria, êxtase, orgasmo, sei lá! Pode significar "N" coisas, pois algo de diferente esse álbum te fará sentir.


Beleléu se foi jovem, aos 53 anos, vitimado por um câncer de intestino, no ano de 2003. Ah! Faltaram os créditos da gravação? Quais músicos gravaram a obra?

Não preciso escrever, Itamar te contará em determinado momento, fique tranquilo(a) e atento a cada faixa, cada vinheta...



Em breve link para download* https://www.youtube.com/watch?v=2-sI-CULy_o




Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page