top of page

Abílio Manoel - Pena Verde - 1970


Hoje quem dita o tom é o Samba-Rock Made in Portugal de Abílio Manoel. Português de nascimento e ultra brasileiro de musicalidade.

Chegou no Brasil ainda criança, tendo iniciado sua carreira musical em meados da década de 60, enquanto ainda cursava a graduação em física, se apresentando em programas na Tv Excelsior.

O circuito universitário lhe deu rendeu uma oportunidade de ir ao programa da apresentadora Hebe Camargo, que na época já fazia imenso sucesso, onde observado pela gravadora Odeon, no ano de 1969 lançou seu primeiro trabalho, que levava seu nome.

Abílio chegou a participar de inúmeros festivais, dentre estes o FIC (Festival Internacional da Canção), mas se consagrou mesmo foi ao ganhar o primeiro lugar no "II "Festival Universitário (TV Tupi)", defendendo a canção "Pena Verde", que viria a se tornar um de seus maiores sucessos, senão o maior.

A canção "Pena Verde" deu nome ao segundo álbum, justamente o que apresento hoje.

A fórmula musical do Samba-Rock é simples, mas contagiante e Abílio conseguiu exercer total domínio sobre o gênero, lançando além desse álbum, outros que de maneira magistral abordavam o gênero. Excelentes arranjos, que ficaram por conta de José Briamonte e do grande Luiz Arruda Paes, um belo coro e a voz doce do português.

Na canção que da nome ao álbum, fica explícito o gênero já citado. Todo o swingue que rege o andamento necessário, a sempre presente cuíca exercendo papel fundamental, legitimando a presença do samba em meio à batida diferente que é característica do Samba Rock.

Na belíssima "No Mundo Da Lua", o andamento dançante da lugar a uma canção amena, com a presença marcante de um trompete, um violão extremamente bem executado e a voz de Abílio soando ainda mais doce, nessa curta porém bela canção.

Destaque também para as canções "Verdejar" e a bela "Andreia", até que a swingueira volta pesada em "Rosa Cor De Rosa", impossível ficar parado, assim como também acontece em "Nas Areias da Lua".

Em algumas versões, o disco também trás outro grande sucesso do artista como faixa bônus, que é a canção "Luiza Manequim".

Abílio lançou outros álbuns e compactos, logo após passou um tempo longe do mercado fonográfico. Faleceu no ano de 2010, aos 63 anos, vitimado por um infarto, enquanto tirava férias na cidade de Itacaré/BA, quando se preparava para retomar a carreira artística.

Além de cantor e compositor, Abílio também foi radialista, publicitário, diretor de cinema e operador de áudio; tendo em sua carreira cinematográfica realizado quatro curta-metragens.

Faixas:

1 Cavaleiro Andante (Abilio Manoel) 2 Pena Verde (Part. Rosa Rebelo) (Abilio Manoel) 3 No Mundo Da Lua (Abilio Manoel) 4 Verdejar (Abilio Manoel) 5 Aldeia -- Abilio Manoel) 6 Cata-Vento -- (Abilio Manoel) 7 Andréia -- (Abilio Manoel) 8 Rosa Cor De Rosa -- (Abilio Manoel & Sorocaba) 9 Caminhando Para O Azul -- (Geraldo Cunha & Rosemary Ventura) 10 Nas Areias Da Lua (Part. Osinete Marinho) ( Abilio Manoel, Osinete Marinho ) 11 Arco-Iris (Abilio Manoel) 12 E Adriana Chorava (Abilio Manoel) 13 Luiza Manequim (Abílio Manoel)


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page