top of page

Claudia - Jesus Cristo - 1971


Esta se trata de uma postagem muito especial e assumo que também repleta de certa indignação, sentimento este que só será compreendido quando cada uma das pessoas que concluir está leitura, ouvir ao menos algumas canções deste álbum.

Claudia (hoje Claudya com "Y") é o que sem exagero se pode chamar de fenômeno.

Exagero algum em dizer que hoje seu lugar devia ser dentre as maiores artistas, reconhecidas pelo público, crítica e mídia, da história da nossa música, mas... A vida nem sempre é justa e em todos os segmentos existe um lado podre e sórdido, no mercado cultural, em especial no fonográfico, não poderia ser diferente.

Conheci o trabalho desta grande artista por meio de mais uma, dentre tantas, pesquisas que há anos realizo; isso tem cerca de dez anos, creio eu....

A primeira canção que ouvi se chama "Baobá" (e está nesse álbum e sugiro que seja a primeira a ser escutada). Ao término da música, eu precisei fazer uso do repeat por mais inúmeras vezes e entender como eu ainda não conhecia essa obra. Cadê? De onde vem está cantora? Ainda em atividade? Viva? Não segue sendo citada por todos como tantas outras cantoras, vivas e algumas mortas, como ícones da nossa música. O que há de errado?

Resolvi pesquisar... Sim! Claudia é MUITO viva e goza de plena saúde, segue em atividade e cantando muito (tive acesso a vídeos de apresentações recentes) e cheguei a conclusão de que aqueles sentimentos (ruins) velhos e conhecidos como a inveja, a insegurança por conta de quem está no topo e tem medo de perder a "coroa", fora o jogo de interesses, a panela daqui, a panela dalí... Tudo isso que muita gente já viveu, e ainda vive, e que existe desde que o mundo é mundo, conseguiu, infelizmente, manter essa pérola dentro de uma ostra.

Claudia é uma cantora rara, rara mesmo, de voz versátil e que deve ter um imóvel só para guardar troféus, de tantas que foram as suas conquistas em festivais no Brasil e mundo afora, se tornando a cantora brasileira mais premiada fora do nosso país. Lançou um LP em japonês e vendeu mais de 200 mil cópias, vendeu mais que o "Rei Roberto" quando gravou a canção "Jesus Cristo" (que da título a este álbum) que é dele e de Erasmo e que até hoje não há show que ele faça e deixe de cantar, foi a escolhida para dar voz à personagem principal da opera "Evita", que já era sucesso pelo mundo... Enfim! Esta é a Claudia (Como já dito, hoje com "Y) e vamos ao álbum...

Conforme já dito, por mais que o álbum conte com canções maravilhosas, eu sugiro que se ouça antes de mais nada a canção "Baobá (Mário Albanese / Ciro Pereira)". Não farei grandes comentários sobre essa canção, apenas peço que ouçam, com muita atenção e se tenha a noção do que é extensão vocal, bom gosto, técnica e receba o mesmo baque que eu tomei quando pela primeira vez ouvi.

A canção "Ossain" (Antônio Carlos Pinto / Jocafi / Ildásio Tavares) é outra em que deixa evidente todo o potencial da voz de Claudia e todo seu conhecimento rítimico, em uma canção carregada de influências africanas, como é uma das grandes características do som de seus compositores, Antonio Carlos & Jocafi.

Outra canção da dupla, Antonio Carlos & Jocafi, que também tem como peculiaridade o samba, e merece atenção na voz de Claudia é "Mudei de Ideia", casou bem, mostrando mais uma vez a versatilidade da cantora.

"Mais Que Perfeito" (Abílio Manoel) é sem duvidas uma das canções mais bonitas do álbum e que parece ter sido feita sob medida para a voz de Claudia, trabalhando muito bem as nuances que a canção pede em cada momento, variando tempos mais fortes e mais fracos; linda interpretação.

"Moeda Reza e Cor" (Dom Salvador / Marcos Versiani) é outra canção bem bacana e que merece uma atenção especial. O trabalho muito bem executado pelo piano, uma guitarra bem presente e que em alguns momentos usa e abusa, bem, de uma distorção fuzz; um refrão lindo conduzido por um naipe de cordas, que unidos à intepretação é de emocionar.

Claudia fecha o álbum com a canção que talvez seja o seu maior sucesso, " Com Mais de 30' (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle). Como já é marca registrada dos irmãos Valle, a canção é ótima (sou suspeito, sendo como sou fã de Marcos Valle). O começo é vigoroso, com um certo peso e que no refrão ganha uma pegada samba jazz que muda tudo e só torna a canção imprevisível e irada...

O álbum em um todo é muito bom, volto a me perguntar como só veio a ser relançado em CD no ano de 2007 e ainda assim não ganhou a visibilidade e reconhecimento que merece.

Fecho essa postagem com uma curiosidade. Talvez ao ouvir esse álbum, ninguém consiga fazer a ponte e ligar as vozes, mas Claudia é a dona da voz da canção "Deixa eu dizer" que serve como música incidental para o sucesso "Desabafo" de Marcelo D2:

"Deixa, deixa, deixa

Eu dizer o que penso dessa vida

Preciso demais desabafar..."

Faixas:

1. Jesus Cristo (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) 2. Amigo (Fred Falcão / Arnoldo Medeiros) 3. Ossain (Antônio Carlos Pinto / Jocafi / Ildásio Tavares) 4. Frente Fria (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle) 5. Seresta no Castelinho (Klécius Caldas / Sandra Barreto) 6. Mudei de Idéia (Antônio Carlos Pinto / Jocafi) 7. Mais Que Perfeito (Abílio Manoel) 8. Moeda Reza e Cor (Dom Salvador / Marcos Versiani) 9. Baobá (Mário Albanese / Ciro Pereira) 10. A Voz do Violão (Francisco Alves / Horácio Campos) 11. Com Mais de 30 (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)


Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page