top of page

Pinduca ‎– Carimbó E Sirimbó No Embalo Do Pinduca - Vol. 4 - 1975


"O Brazil não conhece o Brasil

O Brasil nunca foi ao Brazil..."

(Querelas do Brasil - Maurício Tapajós e Aldir Blanc)

Dou início a essa postagem, apenas reafirmando o que é citado no trecho da canção acima.

As vezes a ideia que se tem é de que o Brasil, em especial musicalmente, está restrito ao eixo sudeste/nordeste e alguma coisa do sul. Subindo um pouco mais, há muito o que se conhecer, gêneros que são mais do que música, mas se tornaram marca registrada de um povo, como é o samba para o carioca.

De algum tempo para cá, tenho visto uma visibilidade um pouco maior, onde artistas como "Dona Onete" (tida como a rainha do carimbó), tem arrastado multidões por onde passa, com seu ritmo e dança genuinamente paraenses. Eu mesmo tive a sorte de ir à um show e digo, impossível não "tremer" com o carimbó.

O Carimbó é uma dança de roda típica do litoral paraense, que durante anos, infelizmente, não conseguiu transpor as barreiras das estradas que trazem para o "grande polo músical nacional".

Se falei da "rainha do carimbó", nada mais justo que citar o "rei do carimbó". Com vocês, Pinduca.

Este será um post simples, não espere comentarios sobre harmonias extremamente bem elaboradas, solos mirabolantes... A ideia é ser democrático e aos poucos mostrar um pouco do que o Brasil tem e muita gente, infelizmente, não conhece.

O dia em que você ouvir falar em "carimbó", "ciranda"; dentre outros gêneros que são muito tradicionais na região norte e quiser realmente se divertir, dançar e suar até pingar, com ritmos contagiantes e se divertir com as letras irreverentes e algumas até simples e que apenas relatam o cotidiano do povo; Não deixe de ir, assim como vale a pena ouvir essa obra rara.

Precisamos enxergar o Brasil de um modo geral, mesmo que não venha a gostar, conhecer e respeitar o que está fora do eixo em que se vive; e por conta disso esse post inusitado e bem diferente de tudo que anda passando por aqui.

Pinduca segue fazendo shows e carregando sua legião de fãs, regionais. Quem sabe um dia não entra na onda de dona Onete e acaba pintando aqui por essas bandas. Tomara!

Faixas:

A1 - Comanchera Outra Vez A2 - Jurumango A3 - A Morte Do Urubú A4 - Bicho Papão A5 - Pirigaio A6 - Lári Lári A7 - Tia Luzia, Tio José B1 - Dança Do Carimbó B2 - Caruê Caruá B3 - Embarca Morena B4 - Mistura De Carimbó Com Ciranda B5 - Coco Da Bahia B6 - Ponta De Pedro B7 - Surucua


Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page