top of page

BETINHO - "OS MAIORES SUCESSOS EM TELENOVELAS" - 1974


Um dos motivos que leva a sempre questionável Rede Globo, a figurar no topo dentre todas as emissoras mundiais, é justamente o sucesso de seu núcleo de dramaturgia.

Desde sempre investiram pesado em suas produções e para os que gostam de novelas, não há quem deixe de acompanhar as tramas da emissora.

Um dos grandes destaques, sempre fica por conta das trilhas sonoras, canções que marcam, como temas de personagens e assim acabam sendo eternizadas e sempre que escutadas, associadas a uma trama ou outra.

Na década de 70 a Rede Globo tinha uma visão, e critério, um pouco diferente do que hoje é adotado para a escolha de seus temas. Ainda hoje é comum ver uma ou outra música feita por "encomenda" para alguma trama, mas em sua maioria o que se vê são canções já lançadas, que já tocam nas rádios ou de novos artistas do cenário musical e que assim acabam sendo incorporadas à trilha sonora.

Naquele tempo, também acontecia algo do tipo, mas a Rede Globo contava com o maravilhoso "Coral Som Livre" (um coletivo de músicos, alguns fixos, outros não, que eram responsáveis por gravar as trilhas para novelas e programas da emissora), gravaram sucessos como o tema original do programa "Fantástico" (na voz de Vanusa em uma belíssima interpretação), assim como o tema de "O Bem Amado" (que tinha como convidados o grupo vocal MPB 4), "Tangará (O Casarão), tema da novela "O Semideus", "Alegria da Vida" (Vila Sésamo), o belíssimo tema de abertura, original, da novela "O Rebu", o tema de abertura da novela "Cavalo de Aço", que é primoroso; dentre tantos outros...

Fora o Coral Som Livre, a Rede Globo tinha um Homem de confiança, que fez sua carreira, basicamente, a partir de temas gravados também para séries e novelas, tendo assim um contrato com a emissora para isso, me refiro ao cantor Betinho.

Carioca de Vila Isabel, o cantor de voz potente, versátil e afinação impecável, emplacou 17 hits em várias novelas da emissora. Teve sua voz eternizada em temas como o de Lucia Esparadrapo (em canção de mesmo nome) da novela "O Casarão", sendo este o seu maior sucesso.

Toda a popularidade das canções gravadas por Betinho, levaram a gravadora Som Livre a lançar este álbum, contendo os temas que de fato emplacaram e caíram no gosto do público.

Trata-se de uma ótima coletânea, onde se ouve canções lindas como a já citada "Lucia Esparadrapo (Antônio Carlos Pinto/ Jocafi/ Ildásio Tavares) que tem uma levada contagiante, intervenções cirurgicas de um naipe de metais, uma guitarra cheia de swing, em uma bela produção.

Destaco também a canção "Você tem Tempo" (Arnaud Rodrigues / Chico Anysio), que fez parte da trilha da novelinha/série infantojuvenil "Linguinha x Mr. Yes", mantendo a mesma pegada, naipe de sopros, assim como algumas variações harmônicas bem interessantes,

Outra bem legal é "Chega de enganar a nega" (Marcos Valle / Paulo César Valle), que foi tema da primeira versão da novela "Os ossos do barão". Um samba rock com um andamento rápido, um piano marcando a música de ponta a ponta e uma inquieta cuíca, de muito bom gosto, dando à canção o toque que precisava para se tornar o sucesso que foi.

"Subindo o Espigão" (Bily Blanco), que foi tema da novela "O Espigão", talvez seja a canção mais rica harmonicamente dentre as gravadas por Betinho. A letra critica abertamente a expansão imobiliária desenfreada, com a construção a cada dia de mais prédios. A novela chegou a ter trechos censurados e modificados:

"...De tudo um pouco

No asfalto louco

Mais um bate-estaca

Menos um sobrado

Some um palacete que enfeitava o rio

Um projeto ousado

De cimento e aço

Agredindo o espaço

Pro Espigão subir..."

"...Babás de 15 Watts de saída

Com idéias de alumínio bem caretas

O garçon é um bodão

Não há gorjetas

O conforto é um fato

E se for preciso, tiram sua meia

Sem tirar o seu sapato..."

O tema é conduzido por um belo naipe de cordas uma bateria com uma levada constante e um violão muito bem tocado; Tema lindo!

Uma canção que tem a assinatura de luxo de Vinicius de Moraes e Toquinho e fez parte da trilha da novela "Fogo Sobre Terra", se chama "Planta Baixa". A canção é linda, a interpretação maravilhosa, mas essa vale mesmo é pela letra:

"Plante uma boa semente

Numa terra condizente, que a semente dá

Pegue, regue bem a planta

Que nem praga não adianta

Ela vai vingar

Planta é como o sentimento

Tem o seu momento

Tem o seu lugar

Regue bem seu sentimento

Porque rega no momento

Não pode faltar

Gente também é semente

Tem que estar contente

Tem que respirar

Plante uma cidade toda

Ponha gente em seu contorno

E a vida a rodar Dia-a-dia é corrosivo

E de tudo que está vivo

Se deve cuidar

Planta sem sol e o vento

Dentro do cimento é bom nem pensar..."

Pura poesia de Vinícius e harmonia de Toquinho.

Fecho com a canção "Moço" (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos), tema da novela "O Bofe".

Um belo samba rock, em uma produção bem bacana e que talvez se não fosse na voz de Betinho o resultado não teria sido tão bom, além de "Garota de Aquarius", que tem uma levada bem valsinha, suave, boa de ouvir e foi tema da novela "Minha Doce Namorada".

Uma pena que com o fim do Coral Som Livre e esse formato antigo, adotado pela emissora, cantores como Betinho tenham caído no ostracismo, pois sem dúvidas hoje, como mostra esse álbum, teria lugar garantido no topo do cenário atual, em um momento tão pobre de bons artistas...


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page