top of page

Evinha - Cartão Postal - 1971


Evinha foi uma daquelas crianças precoces, mas que ao contrário de muitas, conseguiu consolidar uma carreira e ser reconhecida pelo talento e voz extremamente melodiosa.

Chega a impressionar a precisão com a qual encaixa cada nota, cada nuance; Tornando suas obras mais do que só agradáveis de ouvir, mas aulas de percepção musical.

Este álbum reúne todos esses elementos, em um belíssimo repertório, recheado de regravações (com toques muito partuculares com o "jeito Evinha de cantar"), assim como outras canções, que igualmente merecem atenção.

Evinha iniciou a carreira junto com os irmãos, na formação do "Trio Esperança", que era um grupo de crianças/adolescentres que cantavam canções com uma pegada jovem guarda (a exemplo da conhecida "Festa do Bolinha"), assim como algumas outras.

No ano de 1968, Evinha deixou o grupo e seguiu em carreira solo, chegando a um ano depois a participar do "Festival Internacional da Canção", classificando a canção "Cantiga de Luciana" em primeiro lugar nas etapas nacional e internacional..

O álbum "Cartão Postal" é o terceiro da carreira da cantora. Lindo da primeira até a última canção, contando com algumas regravações, como é o caso da faixa que abre o trabalho, a contagiante "Que Bandeira" (Marcos Valle/Mariozinho Rocha/Paulo Sergio Valle) em uma harmonia que valoriza o belo timbre da cantora e um instrumental sensacional.

A segunda faixa é a conhecida "Feira Moderna" (Beto Guedes, Fernando Brant), com um arranjo que de tão diferente, faz parecer outra canção, uma bem diferente daquela versão de Beto, que é cheia de guitarradas, solos e dobras; dando lugar a um naipe de cordas, instrumentos de sopro e um marcante contrabaixo que conduz o leve andamento que a versão ganhou.

Não que a intenção seja comentar faixa a faixa (o que nem seria má idéia, tendo em vista a grandiosidade da obra), mas a faixa de número três "Cartão Postal" (Guttemberg Guarabyra/Renato Corrêa) é de uma beleza rara. Uma canção de entonação triste, daquelas que se deve ter em silêncio tudo ao redor, justamente para entrar na temática reflexiva que a harmonia por sí só já oferece, lembrando as grandes obras de compositores italianos como Ennio Morricone e Armando Trovajoli e todo aquele ar "easy listening" (gênero de música instrumental muito comum entre os anos 60 e 70 ), mas só que premiado com a bela voz de Evinha.

Seguindo esse ar de melancolia, daqueles momentos em que se quer realmente ouvir algo que faça lembrar alguém e ver aquela lágrima brotar no olhar, a versão feita para "De Tanto Amor"

(Erasmo Carlos/Roberto Carlos ) é um prato cheio para os mais emotivos e também fãs do Rei, já que a versão em nada deixa a dever, em qualidade, para a original, imortalizada por Roberto.

Antes que se pense em cortar os pulsos e se debulhar em lágrimas, a canção "Esperar pra ver" (Guttemberg Guarabyra/Renato Corrêa) , tem uma pegada bem soul, bem dançante, mesmo com uma letra que relata pleno e total sofrimento de que perdeu um grande amor, mas com aquela dose de conformismo e esperança de que tudo há de melhorar. Grande música!

Sim! Temos também um belo samba, onde na verdade a letra é contrária ao sofrimento das anteriores, a típica canção de quem cansou de alguém e que finda ali uma relação. Isso é o que se pode esperar da canção "Só quero" (Dal/Lilito/Tom). Destaque para o andamento do Sambão em questão, lindo!

Em suma! O álbum é daqueles que se pode deixar tocar inteiro, sem a preocupação de se ter uma faixa que venha a desagradar. A produção não tem crédito para os músicos(uma pena).

A orquestração ficou à cargo de Geraldo Vespar e Orlando Silveira, com produção de MIlton Miranda.

Pode ouvir, vale muito e você em momento algum vai se arrepender de ter descoberto, ou redescoberto, essa preciosidade.

Faixas:

01 - Que Bandeira 00:00 (Marcos Valle, Mariozinho Rocha, Paulo Sergio Valle) 02 - Feira Moderna 02:33 (Beto Guedes, Fernando Brant) 03 - Cartão Postal 05:01 (Guttemberg Guarabyra, Renato Corrêa)

04 - Olha O Futuro 07:03 (Arnoldo Medeiros) 05 - De Tanto Amor 10:03 (Erasmo Carlos, Roberto Carlos) 06 - Esperar Prá Ver 13:06 (Guttemberg Guarabyra, Renato Corrêa) 07 - Tema De Adão 15:14 (Talguara) 08 - Só Quero 18:35 (Dal, Lilito, Tom) 09 - Rico Sem Dinheiro 20:46 (Abílio Manoel) 10 - Encontro 23:01 (Adour, Jacks Wu) 11 - Por Mera Coincidência 25:37 (Getúlio Côrtes) 12 - Onze E Quinze 28:02 (Eduardo Souto Neto, Geraldinho Carneiro)


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page