top of page
Buscar

Som Imaginário - Matança do Porco - 1973

  • jonnnasci
  • 2 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

Matança dos Porcos é o tipo de obra que prova que nem só dos gringos vem o bom e velho rock progressivo.

Este álbum está sem dúvidas à altura do que grupos consagrados como Emerson Lake & Palmer e Yes faziam no mesmo período.

Capitaneados por Wagner Tiso, que estraçalha as teclas de Hammonds, pianos acústicos e elétricos, em belíssimas harmonias, dignas de um gênio que de fato é, além da distorção suja e vigorosa dos timbres extraídos da guitarra de Fredera, em especial, ditam o ritmo dessa obra instrumental da nossa música.

O som Imaginário, foi inicialmente criado no intuito de acompanhar MIlton Nascimento até optarem por seguir um rumo próprio e assim lançaram três álbuns (Fora um quarto, ao vivo, acompanhados de Milton), sendo este o terceiro e mais aclamado trabalho do grupo.

Trata-se de uma viagem experimental e altamente lisérgica, tendo como um dos destaques a faixa "Armina", que é um tema belíssimo que se divide entre a voracidade e pegada rock and roll e trechos de total calmaria em que se ouve apenas o virtuosismo do piano de Wagner Tiso.

Outra faixa a ser observada é "A 3" que é um mix do fusion característico de bandas como Weather Report, com a pegada progressiva do Gentle Giant, resultando em uma canção de extremo bom gosto. A faixa título, talvez seja o ponto mais alto do álbum, onde conta com a explosão da guitarra super aguda de Fredera, vocalizes maravilhosas do convidado Milton Nascimento (Que vivia o ápice de seu potencial vocal) e as belíssimas harmonias de Wagner Tiso. A canção "Mar Azul" é uma viagem pelo Samba-Jazz, onde se destacam o sempre presente Wagner Tiso, a marcação perfeita do contrabaixo de Luiz Alves, formando uma cozinha da pesada com a bateria de Robertinho Silva; que fazem a canção pulsar de maneira instigante, contando ainda com os arpejos da flauta de outro convidado de peso, Danilo Caymmi.

Vale muito ouvir essa grande obra, que ainda conta com a participação especial dos Golden Boys.

Creio que ao ouvir esse álbum pela primeira vez, o sujeito há de se perguntar:

- Onde eu estive, até hoje, que nunca havia escutado esse som e curtido essa vibe...

Pois nunca é tarde, curta e viaje...

Faixas:

01- Armina 00:00 02- A 3 05:42 03- Armina (vinheta 1) 08:52 04- A N° 2 09:38 05- A matança do porco 16:14 06- Armina (vinheta 2) 27:15 07- Bolero 27:50 08- Mar azul 30:59 09- Armina (vinheta 3) 34:43

Músicos:

Wagner Tiso - piano e órgão

Tavito - violão

Luiz Alves - baixo

Robertinho Silva - bateria

Fredera - guitarra(Que já havia saído da grupo quando o álbum foi lançado)


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
bottom of page